Berlusconi acredita em nova resolução da ONU sobre o Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 18 de maio de 2004 as 22:03, por: CdB

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, mostrou-se convencido de que o Conselho de Segurança aprovará uma resolução que respalde o papel da ONU no Iraque e que servirá para dar legitimidade ao novo governo.

Depois de se reunir com Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Berlusconi assegurou que “não existe nenhuma dúvida” de que a resolução sairá porque, do contrário, seriam “absurdos” os esforços que a organização realiza para facilitar a transição política.

Na sua opinião, a nova resolução é necessária “para esclarecer” as regras de funcionamento e o papel de todas as partes, de modo que a ONU possa ter um “papel muito importante” e dar legitimidade ao novo Governo iraquiano.

No encontro, Annan expressou publicamente a Berlusconi seu agradecimento pela contribuição da Itália à estabilização do Iraque, aonde enviou 3.000 soldados, e expressou sua preocupação com a situação dos três reféns italianos que permanecem aprisionados.

Berlusconi, por sua vez, agradeceu o secretário-geral o trabalho de seu enviado especial, Lakhdar Brahimi, de mediar as partes para tentar fazer com que a entrega da soberania, em 30 de junho, se produza de forma satisfatória.