Bebel Gilberto vence prêmio britânico de black music

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 4 de outubro de 2004 as 14:07, por: CdB

A cantora Bebel Gilberto venceu o prêmio Mobo (sigla para Music of Black Origin, ou “música de origem negra”), na categoria World Music, em cerimônia em Londres.

Bebel concorria com artistas como Cesaria Évora, Youssou N’Dour e Angelique Kidjo. O prêmio Mobo é um dos mais respeitados da música britânica por valorizar os artistas negros e sua influência na música.

Os estilos premiados costumam variar do hip hop e reggae ao funk e garage, no que se convencionou chamar de urban music.

Em pouco mais de 25 anos, o gênero musical que nasceu na periferia das principais cidades americanas cresceu e se tornou indiscutivelmente o movimento mais popular e influente da música pop mundial.

Anti-Gay

Nos Estados Unidos, a urban music superou o rock, em 2002, e hoje responde por 25% das vendas de discos no país.

Os grandes premiados da noite de quinta-feira foram a cantora britânica Jamelia e o rapper americano Kanye West, ambos vencendo em três categorias.

A cantora recebeu o prêmio de melhor artista britânico do ano (dividido com Dizzee Rascal), melhor single, com a música Thank You, e melhor vídeo, com See It In A Boy’s Eyes (canção composta por Chris Matin, do Coldplay).

Kanye West foi premiado como melhor artista de hip-hop, melhor produtor e melhor álbum, por College Dropout.

Jamie Cullum recebeu o prêmio de melhor artista de jazz e Sean Paul foi o vencedor na categoria reggae.

Antes da premiação, grupos defensores dos direitos gays acusaram o Mobo de premiar artistas homofóbicos.

Os artistas de reggae jamaicanos Elephant Man e Vybs Kartel acabaram sendo excluídos da premiação por suas letras anti-gays e por terem se recusado a pedir desculpas.

Na cerimônia de entrega dos prêmios, houve protestos contra a decisão de deixá-los de fora.