Base aliada é principal suspeita

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 21 de dezembro de 2005 as 13:57, por: CdB

O PTB, do ex-deputado Roberto Jefferson, autor das denúncias do mensalão e que teve o mandato de deputado cassado pela falta de provas do esquema, o PP e o PL são partidos da base de apoio do governo acusados de receber recursos do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador do mensalão. As votações de interesse do governo também foram incluídos no que a CPI entende por mensalão.

A comissão reconhece, como denunciou a imprensa ao longo da crise, uma “concentração de pagamentos em datas próximas às votações de interesse do governo. Até setembro de 2003, o padrão era de retirada de recursos na boca do caixa. A partir daí, essa sistemática mudou (para transferência bancária, por exemplo)”. O relatório reconhece remessas de dinheiro do valerioduto ao PL, por meio da corretora Garanhuns, e em pagamentos semanais de fevereiro de 2003 até agosto do mesmo ano.

E acentua o envolvimento do PP no valerioduto, beneficiado por transferências financeiras a alguns de seus representantes a pedido do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.