Bancários realizam sétima rodada de negociações

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 3 de outubro de 2006 as 09:37, por: CdB

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários realizam nesta terça-feira a sétima rodada de negociações, dois dias antes do início da greve geral por tempo indeterminado da categoria.

Em nota divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os líderes da categoria afirmam que “caso os banqueiros não apresentem uma proposta séria quec ontemple aumento real de salários e de uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) maior, os trabalhadores devem referendar a greve em assembléias marcadas para esta quarta-feira”.

Na última rodada de negociações, realizada no dia 27 de setembro, a Fenaban propôs 2% de reajuste. Sobre a PLR, os banqueiros propuseram o pagamento de 80% do salário, mais R$ 816 de parte fixa, com R$ 500 caso o banco aumente a lucratividade em pelo menos 25%. A proposta foi considerada pelos banqueiros “uma vergonha”.

O Comando Nacional orientou os sindicatos para que realizem assembléias na quarta-feira, dia 4, para votar a greve por tempo indeterminado a partir do dia seguinte. Nesta segunda-feira, bancários do Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco, Florianópolis e Maranhão não trabalharam. Em Porto Alegre, Bahia e Rio Grande do Norte as paralisações atingiram os bancos públicos.