Baltazar pretende criar duas secretarias, caso seja eleito

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 27 de agosto de 2004 as 10:10, por: CdB

O candidato à prefeitura pelo PSB, deputado Paulo Baltazar, afirmou que, caso vença as eleições, criará outras duas secretarias municipais: a da Família e do Desenvolvimento Econômico. Baltazar disse ainda que analisará, se for eleito, se vai ou não fechar alguma secretaria. Para ele, não será necessária a contratação de funcionários para atender as duas novas pastas.

– São 11 mil funcionários públicos dentro da prefeitura. Será preciso remanejá-los. Existem os profissionais capacitados dentro do governo. Além disso, vamos respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal – disse o candidato.

A Secretaria da Família, ainda segundo Baltazar, vai diagnosticar os problemas enfrentados nas famílias de Volta Redonda e vai propor, às outras pastas, políticas públicas para resolver o determinado problema.

– Não podemos confundir a Secretaria da Família com a da Ação Social, pois a primeira é focada aos membros das famílias e de assistência social é mais ampla – disse Baltazar, afirmando que a nova pasta não vai ter uma grande estrutura, já que não será executora de programas. “De 70% a 80% dos problemas de uma cidade é causado dentro da família. Diagnosticar estes problemas fica mais fácil para resolve-los”.

Em relação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Baltazar disse que consiste em executar o plano de governo na área de geração de emprego. Segundo ele, a atual assessoria de desenvolvimento não tem recursos e nem autonomia dentro da prefeitura, o que fez com que o município deixasse de receber investimentos. Ele reafirmou que vai isentar os impostos de pequenos empresários para que isto se reverta na geração de emprego.

Ainda de acordo com o candidato, 55% das pessoas jurídicas da cidade são responsáveis por uma arrecadação semestral de apenas R$ 25 mil do ISS (Imposto Sobre Serviço), o que corresponde a 1,5% do total da arrecadação. Junto a isso, empresas de pequeno e médio porte são responsáveis por 80% dos empregos da cidade.