Baixada Fluminense ganha pólo do Cederj

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 21 de outubro de 2004 as 09:42, por: CdB

A governadora Rosinha Garotinho assinou, na Secretaria de Desenvolvimento da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, na Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, o decreto de criação de mais um pólo regional do Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O pólo, que funcionará em Nova Iguaçu, terá capacidade para atender cinco mil alunos, do pré-vestibular à graduação.

A previsão é que as aulas se iniciem no segundo semestre de 2005, com os cursos de ciências biológicas, pedagogia, química e geografia. No pólo de Nova Iguaçu também funcionarão o pré-vestibular social do Cederj – que oferece um curso preparatório para estudantes que não podem arcar com as despesas de um pré-vestibular particular – e os cursos de extensão para formação continuada de professores da rede pública de ensino.

Consórcio formado pelas seis universidades públicas sediadas no Estado – Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFFR e UniRio -, o Cederj tem como objetivo fundamental democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. O aluno do Cederj é, na realidade, um aluno regularmente matriculado em uma das universidades públicas consorciadas, dependendo do curso e do pólo regional a que está vinculado, recebendo diploma equivalente ao dos alunos presenciais.

O sistema integra momentos presenciais e a distância e utiliza, em sua metodologia, quatro suportes fundamentais: material didático próprio; atendimento tutorial presencial e a distância; processo de avaliação presencial nos pólos regionais; e uso dos laboratórios de disciplinas como informática, física, biologia e química nos pólos regionais.