Avião de Taiwan cai em rio após decolagem

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 as 09:44, por: CdB
Cerca de 28 pessoas conseguiram escapar de forma milagrosa do acidente
Cerca de 28 pessoas conseguiram escapar de forma milagrosa do acidente

 

Ao menos 15 pessoas morreram nesta quarta-feira na queda de um avião da companhia aérea TransAsia Airways num rio em Taiwan. Outras 13 ficaram feridas e 30 continuam desaparecidas, o que indica que o número de mortos deve aumentar.

O avião, que transportava 58 pessoas, incluindo cinco membros da tripulação, caiu no rio Keelung, nos arredores da capital de Taiwan, Taipei, depois de atingir uma ponte. A aeronave, modelo ATR-72, partiu do aeroporto de Songshan às 10h53 (horário local), com destino às ilhas Kinmen, e caiu dez minutos após a decolagem.

Motoristas que transitavam pela rodovia na hora do acidente registraram o momento da queda do avião. O motorista do táxi atingido na ponte ficou ferido.

A Administração Aeronáutica Civil de Taiwan disse que o piloto do avião alertou para a ocorrência de uma emergência momentos antes da queda.

Imagens de televisão mostraram sobreviventes usando coletes salva-vidas e nadando em meios aos destroços da aeronave. Outros, incluindo crianças pequenas, foram tirados da água pelas equipes de resgate.

Por volta das 14h (horário local), 28 das 58 pessoas a bordo haviam sido encontradas, incluindo 12 mortos, 16 feridos e uma pessoa que não apresentava sinais vitais quando deu entrada no hospital. As autoridades estimam que as restantes 30 pessoas estejam presas na fuselagem submersa do avião ou tenham sido carregadas pela correnteza.

– O foco do nosso trabalho é tentar usar guindastes para levantar a parte da frente dos destroços, que está submersa na água e onde se estima que esteja a maioria dos passageiros – disse Lin Kuan-cheng, do Serviço Nacional de Bombeiros de Taiwan aos jornalistas no local. Entre os passageiros estavam duas crianças e 31 turistas de Xiamen, da província de Fujian, no sul da China.

O avião, um bimotor de fabricação franco-italiana havia sido construído em abril do ano passado e passou pela última revisão em 26 de janeiro, segundo um representante da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan.

Este foi o segundo incidente grave envolvendo um avião da TransAsia Airways em poucos meses, depois de outro aparelho da companhia aérea ter caído durante uma tempestade em julho, quando operava um voo doméstico, causando a morte de 48 pessoas.