Austrália e Estados Unidos assinam acordo militar

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 8 de julho de 2004 as 05:11, por: CdB

Os governos dos Estados Unidos e Austrália assinaram um acordo que obrigará os australianos a melhorar suas bases militares de Queensland e do Território do Norte para facilitar seu uso às tropas americanas.

O fato foi confirmado, nesta quinta-feira, pelo Ministério da Defesa australiano em comunicado de imprensa publicado após as consultas ministeriais anuais entre Austrália e EUA (AUSMIN), realizadas esta semana em Washington e que terminaram na última quarta-feira à noite com a assinatura do acordo.

Ambos os Executivos consideram fundamental um maior intercâmbio entre suas forças militares, informa o comunicado.

Durante as consultas, o ministro da Defesa australiano, Robert Hill, e o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, assinaram um Memorando de Entendimento que determina as bases para a cooperação entre ambos os países em matéria de defesa antimísseis para os próximos 25 anos.

Mediante o acordo, a Austrália cooperará com Washington para a pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação de tecnologias envolvendo o no campo da defesa antimísseis.

O ‘Guerra nas Estrelas’ ou Plano de Defesa Antimísseis (PDA) dos Estados Unidos é um projeto impulsionado no início da última década pela Administração de Ronald Reagan para defender os EUA de um possível ataque nuclear soviético.