Aumentam temores de amianto em atração turística de Paris

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 14 de março de 2005 as 21:03, por: CdB

A empresa dona da Torre de Montparnasse em Paris, uma popular atração turística e um dos prédios mais altos da França, recebeu uma advertência para retirar o amianto do local, em meio a temores de que o produto possa causar câncer.

O diário Le Parisien e o semanário Journal du Dimanche disseram que uma pesquisa recente, feita por especialistas em amianto, descobriu o material cancerígeno em várias partes do arranha-céu de 59 andares e 209 metros de altura, erguido em 1973.

Uma autoridade do governo confirmou por telefone que havia traços de amianto no prédio, mas não disse se havia perigo para visitantes e para as pessoas que trabalham ali.

“A empresa que é proprietária da torre terá 36 meses para fazer o trabalho necessário para garantir a segurança (do local)”, disse.

O jornal Le Parisien disse que custaria entre 3 e 4 milhões de euros (de 4 a 5,4 milhões de dólares) para fazer a limpeza do prédio. Disse ainda que levaria três anos para que o trabalho fosse completado se o prédio fosse esvaziado, ou 10 anos se o prédio não fosse fechado.

A França proibiu o uso de amianto em 1997. O amianto pode provocar câncer e outras doenças respiratórias, e costumava ser utilizado como material de isolamento nos prédios da França.

“Esse novo escândalo é mais um em uma lista de ‘casos de amianto’ que é extensa demais”, disse o Partido Verde francês, exigindo uma ação imediata para proteger as pessoas que trabalham na torre.

“A torre de Montparnasse é apenas a ponta do iceberg. A maioria dos prédios construídos após a Segunda Guerra Mundial usou amianto”, disse.

Cerca de 5 mil pessoas de várias empresas trabalham na Torre de Montparnasse, uma estrutura colossal de vidro e aço que provocou polêmica quando foi erguida porque fazia um enorme contraste com a paisagem da cidade.

A torre é um dos prédios mais altos da Europa e recebe cerca de 600 mil turistas todos os anos, que sobem ao seu topo para obter uma visão panorâmica de Paris.