Atiradores matam quatro em ataque à vila na Guatemala

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 24 de novembro de 2004 as 03:15, por: CdB

Atiradores mataram quatro pessoas, incluindo uma criança, em um ataque a uma distante vila guatemalteca no que aparentemente foi parte de uma disputa de terra, informou a polícia. Os cincos homens pegaram as vítimas em uma emboscada nas suas casas, dando tiros e depois incendiando os prédios na vila de Cumbre Fria, localizada no norte do país. 

– Temos uma hipótese inicial de que se tratava de um problema pessoal relacionado a uma disputa de terras- disse o porta-voz da polícia Oscar Piberal.

Um dos mortos é uma criança não identificada, que ficou seriamente queimada no incêndio. Duas pessoas ficaram feridas, incluindo uma outra criança que foi baleada no tórax. O porta-voz negou informações de rádios locais de que 15 pessoas teriam morrido no ataque.

A violência na Guatemala vem crescendo nos oitos anos que se seguiram ao fim de uma guerra civil que durou 36 anos e terminou com um acordo de paz entre o governo e rebeldes de esquerda. A pobreza do país, o tráfico de drogas e a ineficiência na aplicação da lei têm contribuído com uma onda de crimes que deixa dezenas de vítimas de assassinato todas as semanas.

De acordo com fontes governamentais, somente 5% dos casos de assassinato são resolvidos na Guatemala.