Atiradores atacam consulado americano em Jeddah e matam quatro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 6 de dezembro de 2004 as 09:07, por: CdB

O consulado dos Estados Unidos em Jeddah foi invadido nesta segunda-feira e quatro guardas sauditas foram mortos, segundo fontes de segurança. Além disso, 18 funcionários locais foram feitos reféns. De acordo com testemunhas, forças sauditas entraram no prédio depois do ataque.

– Posso ver a Guarda Nacional dentro do complexo do consulado. Eles estão disparando – afirmou o repórter da Reuters.

Um executivo ocidental, citando autoridades de dentro do complexo, disse que os agressores infiltraram-se no local e lançaram granadas.

– Muitos homens romperam a segurança norte-americana e saudita e jogaram uma ou várias granadas no prédio – contou.

Fontes de segurança e uma porta-voz da embaixada dos EUA não puderam confirmar se o ataque foi causado por um carro-bomba ou por granadas.

– A embaixada em Riad e as missões em Jeddah e Dhahran foram fechadas por precaução. Ainda estamos tentando levantar informações – disse a porta-voz Carol Kalin.

Chamas podiam ser vistas na área do prédio, assim como duas grossas colunas de fumaça. Centenas de integrantes das forças de segurança isolaram a região.

– Ouvi uma intensa troca de tiros – disse à Reuters uma pessoa que passava pelo local.
De dentro do prédio, uma autoridade afirmou que se tratava de um “caso de emergência”, mas não deu outros detalhes.

Desde maio de 2003, a Arábia Saudita luta contra uma onda de violência lançada pela rede Al Qaeda, que tem como alvo estrangeiros e forças de segurança.