Atenas promete segurança total

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 17 de maio de 2004 as 10:19, por: CdB

A Grécia informou no domingo que uma cortina de segurança baixará sobre os centros olímpicos em Atenas em seis semanas e fez um pedido a jornalistas estrangeiros, particularmente os britânicos, que parem de tentar visitar ilegalmente as localidades.

Depois da prisão de mais três jornalistas britânicos no sábado por tentar entrar ilegalmente no estádio Olímpico, os organizadores dos Jogos de Atenas declararam que essas atividades prejudicam a segurança dos centros e dos próprios jornalistas.

A invasão de sábado foi a terceira em uma semana e faz parte dos esforços da imprensa internacional de testar a segurança dos Jogos.

Tudo começou este mês, com dois pequenos atentados a bomba causados por anarquistas locais, sem vítimas e com poucos danos.

“A segurança olímpica será aplicada totalmente a partir de 1 de julho de 2004. Até lá todos os centros olímpicos estarão guardados, mas não com todo o sistema de segurança que será aplicado a partir da data acima,” dizia a declaração.

A declaração enfatizava que todos os jornalistas poderão visitar as localidades com a devida permissão e deixava claro que a suavidade com que têm sido tratados os casos de invasão até agora vai acabar.

Esta semana os jornalistas invasores foram liberados sem acusações após apenas algumas horas de detenção.

As ações – duas envolvendo jornalistas britânicos e uma envolvendo alemães – geraram protestos do governo e da imprensa grega, que descreveram a tática como jornalismo antiprofissional.

“É óbvio que a imagem dos Jogos Olímpicos e da Grécia não pode ser sacrificada para impressionar o público ou por qualquer outro motivo,” dizia a declaração.

O Comitê Olímpico Internacional elogiou este mês os preparativos para a segurança dos Jogos, que contam com o envolvimento da OTAN e um investimento de um bilhão de dólares.