Ataques matam policiais locais e soldados britânicos no Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 16 de julho de 2005 as 10:18, por: CdB

Ataques suicidas a bomba mataram sete policiais iraquianos no sábado, e três soldados britânicos morreram em uma explosão em uma estrada. Com as mortes, aumenta a pressão sobre o governo um dia depois de militantes suicidas causarem explosões na capital iraquiana.

Os policiais, mortos em Bagdá e perto da cidade de Mosul, ao norte do país, em ataques separados, foram as mais recentes vítimas de uma campanha de ataques suicidas a bomba que ameaça a segurança no Iraque.

As explosões de sábado também feriram 28 policiais, de acordo com fontes policiais e hospitalares.

O número de mortos de sexta-feira foi para pelo menos 32 com a notícia de que um 11o ataque suicida a bomba em apenas um dia havia matado três policiais e quatro civis em um posto de checagem ao sul de Bagdá, em Iskindiriya, à noite.

A onda de violência fez com que a polícia iraquiana reforçasse a segurança em Bagdá, mas insurgentes atacaram novamente no sudeste do Iraque, matando três soldados britânicos com uma bomba em uma estrada.

Tensas, autoridades ordenaram o envio de mais policiais para os postos de checagem da capital, após uma série de explosões descritas pela Al Qaeda como uma ofensiva para tomar o controle da cidade.

A campanha de ataques desde a manhã até a noite de sexta-feira atingiu alvos militares e policiais do Iraque e dos EUA em todos os pontos da cidade.

A polícia disse que pelo menos 32 pessoas foram mortas na sexta-feira, a maioria soldados iraquianos, e mais de 118 ficaram feridas.