Associação de atores dos EUA faz acordo com produtoras de games

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 30 de julho de 2005 as 10:05, por: CdB

A associação de atores do cinema dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira que aprovou um novo contrato para regular o trabalho de seus membros em videogames.

O contrato foi aprovado no final da quinta-feira por mais de 80 por cento dos membros da entidade, a Screen Actors’ Guild.

O acordo com as produtoras de videogames, incluindo a maior do mundo, a Electronic Arts, foi negociado em conjunto pela associação de atores e pela Federação Americana dos Artistas de Rádio e Televisão (AFTRA).

O contrato estabelece maiores cachês e benefícios para os membros da associação, mas não assegura pagamentos residuais para um ator cuja voz ou imagem apareça em um videogame.

“Ao aprovarem esse contrato, os membros da associação conseguiram ganhos maiores, apesar de não termos conseguido vencer na área dos pagamentos residuais”, disse a negociadora da associação de atores, Sallie Weaver, em comunicado.

Segundo levantamento da empresa de pesquisa NPD Group, as vendas de videogames dos Estados Unidos cresceram 21 por cento no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2004, para 4,1 bilhões de dólares.