Artesanato do Rio participa de feira em São Paulo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2005 as 10:11, por: CdB

A Casa de Artesanato, mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, será a representante do artesanato fluminense no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será realizado de quarta-feira a domingo no Expo Center Norte, em São Paulo. Promovida pelo Ministério do Turismo, a feira tem, entre seus objetivos, a apresentação de produtos associados ao turismo, como artesanato e gastronomia. Segundo a organização, são esperados mais de 100 mil visitantes nos cinco dias do evento.

– O Ministério forneceu o espaço e cada estado estará representado com o seu artesanato. Esta é uma das funções da Casa de Artesanato: levar os produtos dos artesãos fluminenses para feiras e exposições dentro e fora do Rio – explica Ana Maria Pianetti, assistente da superintendência da instituição.

Entre as iniciativas da Casa de Artesanato estão as visitas aos municípios do interior fluminense para conhecer a produção artesanal local que, após uma seleção, pode integrar o show-room montado na sede da unidade, na Rua Real Grandeza, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A exposição permanente tem cerca de mil peças de vários municípios, que são comercializadas através da Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro.

– Temos mais de mil artesãos cadastrados e, quando eles não podem trazer os produtos, temos um caminhão que vai pegar as mercadorias – completa Ana Maria.

Além de possibilitar a comercialização das peças, a Casa de Artesanato presta consultoria aos artesãos para que possam melhorar a qualidade dos produtos, sem esquecer as tendências do mercado. O resultado pode ser conferido em algumas lojas Sendas do Rio e de São Paulo, onde artesanatos fluminenses já estão à venda. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre o governo do estado, através do Programa Compra Rio, e o grupo Pão de Açúcar, que coordena o Programa Caras do Brasil.

Referência para quem já é artesão, a Casa de Artesanato também oferece cursos até para iniciantes. Entre as técnicas estão bijuteria, bambu e artefatos, cartonagem e embalagem, cerâmica, cestaria, fuxico, patchwork, vela, mosaico, pintura em tela e madeira, papel machê, tear, vidro e restauração. Para obter informações, os telefones são 2286-7300 e 2286-7301.