Arda Turan diz que não é substituto de Xavi

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 10 de julho de 2015 as 10:45, por: CdB
Novo meia do Barcelona Arda Turan
Novo meia do Barcelona Arda Turan

 

O novo meia do Barcelona Arda Turan não tem a intenção de tentar ocupar o lugar da lenda do clube catalão Xavi, que deixou o time para jogar no Catar.

O capitão da seleção turca se juntou ao Barcelona nesta semana após quatro temporadas no Atlético de Madri, embora o jogador de 28 anos não possa jogar partidas oficiais até janeiro, por conta de uma punição da Fifa imposta ao Barça para registrar jogadores.

– Estou aqui para dar o meu melhor e ajudar o time, não para substituir Xavi, que é insubstituível – disse Arda durante entrevista coletiva em sua apresentação, nesta sexta-feira. “Ele é uma figura única não só no Barcelona, mas como um ícone do futebol mundial”, acrescentou.

Quando a punição acabar, Arda enfrentará uma competição difícil para conseguir um lugar no time titular do técnico Luis Enrique, que ganhou a tríplice coroa da Liga dos Campeões, Liga da Espanha e Copa do Rei na temporada passada.

Arda é um jogador de estilo parecido com o do capitão Andrés Iniesta, enquanto o meio-campo do Barcelona inclui ainda opções como Ivan Rakitic, Sergio Busquets, a promessa Sergi Roberto e o brasileiro Rafinha.

– Posso jogar melhor ou pior, mas sempre tento fazer o meu melhor. Minha vida sempre foi uma luta e quero ganhar tudo… Estou no melhor time, melhor estádio, vou jogar com os melhores jogadores – disse.

O Barcelona assinou com o turco do Atlético de Madri na última segunda-feira, e a mídia espanhola relatou que o clube campeão europeu pode emprestar Arda até 2016, possivelmente para seu ex-clube Galatasaray.

Será difícil não jogar

Durante uma entrevista a uma rádio espanhola na última de terça-feira, o jogador disse que será difícil não jogar por seis meses, mas o importante é que irá jogar pelo Barça.

– Trabalharei até poder fazer minha estreia em janeiro, e ajudarei meu time a ganhar todos os troféus – disse o jogador de 28 anos, acrescentando que será um “sonho” jogar no mesmo time que Lionel Messi, Neymar e Andrés Iniesta.

Contratação

O Barça pagará 34 milhões de euros (US$ 37,6 milhões) por Arda, além de possíveis 7 milhões de euros em variáveis. O jogador turco terá um contrato de cinco anos, informou o clube em seu site (www.fcbarcelona.es)

O acordo para contratar Arda também foi complicado, pois o clube vive um processo de eleição presidencial e está sendo administrado por uma comissão especial, que precisou aprovar a negociação.

Arda se tornou um jogador bastante popular entre os torcedores do Atlético em suas quatro temporadas na equipe, depois de deixar o clube turco Galatasaray.