Arcelor vai elevar preço do aço no 4o tri em menos de 10%

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 6 de setembro de 2005 as 10:53, por: CdB

A Arcelor, segunda maior siderúrgica do mundo, pretende elevar os preços do aço no quarto trimestre em menos de 10%, disse o presidente executivo da empresa nesta terça-feira.

– Aumentaremos os preços de nossos produtos planos em várias dezenas de euros por tonelada, ou menos de 10 por cento, para entrega no quarto trimestre – afirmou Guy Dollé ao jornal belga L’Ecoo.

Segundo o jornal, Dollé informou que os estoques de aço entre clientes havia retornado praticamente ao normal. Ele espera alta na demanda aparente no quarto trimestre deste ano e no primeiro trimestre do ano que vem.

Os preços mundiais do aço quase dobraram em 2004 devido à forte demanda da China, mas os preços caíram de 15 a 20% desde dezembro, devido à redução dos estoques – clientes haviam previamente comprado aço em meio ao temor de escassez– e à queda da demanda em alguns mercados.

A Arcelor, cujo principal negócio é a produção de aço plano, declarou em julho que esperava que os estoques retornassem ao normal no final do verão. Dollé disse que os primeiros sinais de recuperação foram observados em junho e julho.

Ele reafirmou ainda, que os resultados no acumulado do ano da companhia irão superar os números do ano passado, quando a empresa ganhou 4,34 bilhões de euros (US$ 5,45 bilhões de dólares) no núcleo dos lucros.

– Eu declarei que os resultados de 2005 serão melhores do que os do ano anterior, que foram excelentes. Apesar da desaceleração que observamos, confirmo que os resultados deste ano serão melhores do que os de 2004 – afirmou o executivo.

O terceiro trimestre, geralmente o pior, ainda será bom, tanto em termos de volume quanto de preços, garantiu Dollé.