Apenas metade dos brasileiros já acessou a internet

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 24 de novembro de 2005 as 13:52, por: CdB

Mais de 80 milhões de brasileiros nunca tiveram acesso a um computador. O dado está  na pesquisa divulgada, nesta quinta-feira, pelo Comitê Gestor de Internet do Brasil, realizada em conjunto com o Instituto Ipsos-Opinion. O estudo mostra que 55% dos brasileiros nunca utilizaram um computador e somente 16,6% possuem computador em casa, sendo que apenas 13,8% dos brasileiros usam a máquina diariamente. A pesquisa revela, ainda que 68% da população brasileira nunca acessaram a internet e apenas 9,6% a utilizam com freqüência.

No campo empresarial, a realidade é exatamente o oposto. Ao todo, 98,76% das organizações comerciais brasileiras, desde à menor à de maior porte, usaram computadores nos últimos 12 meses e 96,29% acessaram à internet nesse mesmo período. O estudo realizado junto aos domicílios cobre o universo de 8.540 famílias, e nas empresas foram realizadas 2.030 entrevistas em companhias com o mínimo de 10 funcionários.

Entre os Estados onde o computador tem maior presença está o Distrito Federal. É onde o computador tem maior penetração nas residências, segundo o Comitê Gestor de Internet, com 31% das casas com, no mínimo, um computador. A Região Metropolitana de São Paulo aparece em segundo lugar com 27% das residências munidas de um computador. Em seguida aparece Curitiba, com 23% e, em quarto lugar, o Rio de Janeiro, com 22%.

Para Rogério Santanna, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, a posse de um computador e o uso da internet estão diretamente ligados à renda e à educação das famílias. Ele comprova a tese com os números do Distrito Federal, onde há o maior número de acessos em escolas e por ser um dos centros com a melhor renda per capita no país.

Impacto

O impacto da internet na sociedade é o principal assunto do 2º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada à Gestão dos Negócios e Programas Sociais, que acontece entre esta quinta e sexta-feiras, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. No encontro serão discutidos também os avanços da tecnologia nos negócios e na sociedade, tendo como pano de fundo os desafios da gestão e do planejamento estratégico empresarial, segundo a visão de especialistas com diferentes formações e experiências.

Serão analisados ainda como as empresas brasileiras estão utilizando a tecnologia da informação, o processo de digitalização dos sistemas de TV paga no Brasil e programas nacionais de inclusão digital, entre outros.