Apenas 35 municípios ainda não recebem benefícios do Bolsa Família

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2004 as 20:09, por: CdB

O programa Bolsa-Família só não chegou a 35 cidades brasileiras. Muitos desses municípios não adaptaram o antigo cadastro do Bolsa-escola ao cadastro único do governo federal ou não possuem nenhum dos programas de transferência de renda que possibilite o atendimento do programa.

“Nós temos alguns municípios que o prefeito atual entende que essa assistência às famílias não deve ocorrer e o prefeito se nega a fazer o cadastro por causa disso”, informou o diretor de Gestão dos Programas de Transferência de Renda, Sérgio Paganini.

As cidades ficam principalmente na região Centro-Oeste, sendo que 14 estão no estado de Goiás, seis em São Paulo, seis no Tocantins, quatro no Rio de Janeiro, duas em Rondônia, e uma em cada estado: Paraná, Maranhão e Piauí. “São problemas localizados, pontuais e que não afetam o funcionamento do programa como um todo”, argumentou ele.

Segundo Paganini, para que o município seja incluído no programa o ideal é que possa atualizar seu cadastro enviando-o para a base de dados da Caixa Econômica Federal, que ficará a disposição do ministério. “Isso possibilitará que nós aqui, através do sistema, selecionemos essas famílias e, portanto, façamos a inclusão do município”, explicou.

Por conta de irregularidades no cadastramento, alteração de renda das famílias e duplicidade dos repasses, o programa já excluiu 28.693 mil benefícios no período de 11 meses. “Sempre o primeiro grau de recurso da família compete a prefeitura municipal. Ela pode ir lá fazer sua queixa e sua reclamação”, ressaltou o diretor.

Na semana passada mais cinco municípios foram incorporados pelo programa: Gavião Peixoto (SP), Pradópolis (SP), Fernando de Noronha (PE), Anhaguera (GO), e Britânia (GO). Agora o Bolsa-família já atende a 5,9 milhões de famílias, com recursos de R$ 395 milhões em 2004.