Aneel adia decisão sobre Santo Antônio Energia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 5 de setembro de 2014 as 13:51, por: CdB
Pepitone acrescentou que, mesmo se houvesse nesta sexta-feira alguma decisão favorável à empresa, isso não mudaria o pagamento da próxima segunda-feira
Pepitone acrescentou que, mesmo se houvesse nesta sexta-feira alguma decisão favorável à empresa, isso não mudaria o pagamento da próxima segunda-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou a votação, que estava prevista para esta sexta-feira, de pedidos da Santo Antônio Energia relativos ao cronograma de fornecimento de energia da hidrelétrica, como o da exclusão da responsabilidades por um período de 63 dias em que a obra foi afetada por greves e paralisações.

Segundo o relator do caso na Aneel, diretor André Pepitone, o adiamento ocorreu porque a empresa, concessionária da usina Santo Antônio (RO), apresentou na quinta-feira à agência um novo pleito, relativo ao Fator de Indisponibilidade da hidrelétrica, que a obriga a manter suas turbinas gerando 99,5 %  do tempo.

– É razoável, equilibrado e ponderado fazer uma análise conjunta dos processos – disse Pepitone a jornalistas após a reunião de diretoria da Aneel.

O diretor explicou que o adiamento da decisão sobre o caso não altera a obrigação de a empresa pagar na segunda-feira cerca de R$ 860 milhões relativos aos compromissos no mercado de energia de curto prazo na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Pepitone acrescentou que, mesmo se houvesse nesta sexta-feira alguma decisão favorável à empresa, isso não mudaria o pagamento da próxima segunda-feira, referente à liquidação de operações já realizadas em julho.

O diretor disse que pretende retomar a votação dos casos no colegiado da Aneel o mais brevemente possível, preferencialmente antes da liquidação do mês de outubro,  relativas às operações de agosto.

Os acionistas da Santo Antonio Energia devem se reunir ainda nesta sexta-feira para decidir se fazem ou não um aporte na companhia para fazer frente aos compromissos na CCEE.

A Santo Antônio Energia tem entre os acionistas Caixa FIP Amazônia Energia (20%), a SAAG Investimentos (12,4 %), a Odebrecht Energia (18,6 %), Furnas (39 %) e Cemig Geração e Transmissão (10 %).