Amorim diz que debate é sobre como negociar criação da Alca

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 26 de abril de 2005 as 20:46, por: CdB

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esclareceu hoje afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) é um assunto que foi “retirado da pauta” do governo brasileiro: “Quando o presidente Lula disse que o assunto Alca tinha sido retirado de pauta, ele se referiu ao fato de ter saído da pauta dos jornalistas, porque não era mais um debate pró ou contra a Alca, mas sim sobre como negociar a criação do bloco.”

Ao lado da secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, Amorim ressaltou que o esclarecimento era necessário para que ela pudesse compreender o contexto das afirmações do presidente. Rice foi questionada por jornalistas brasileiros e Amorim garantiu que “essa foi a interpretação correta das declarações do presidente – ele me disse isso pessoalmente em conversa.”

Segundo Condoleezza Rice, o livre-comércio é essencial para o crescimento econômico das Américas, incluindo o Brasil. “A Alca é um acordo importante. Falamos sobre como seria possível dar uma nova dinâmica aos nossos esforços”, disse Rice depois do encontro com o chanceler brasileiro.

Na avaliação da secretária de Estado, é necessário ao continente “fazer o máximo” para o incremento do livre-comércio – e a criação da Alca seria um dos elementos que poderiam fortalecer essa idéia. “A Alca representa isso e queremos continuar esse assunto”, afirmou.