Amilcar de Castro ganha mostra internacional em Paris

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 15 de junho de 2005 as 16:40, por: CdB

Após cinco anos de sua morte, o artista plástico mineiro Amilcar de Castro ganhará neste ano sua primeira grande mostra internacional. A exposição fará parte da programação do Espaço Brasil em Paris e ocupará a Galeria de Arte Contemporânea do Carreau du Temple. Serão 62 obras dentre esculturas, desenhos e pinturas pertencentes à coleção Márcio Teixeira e ao Instituto Amilcar de Castro. A exposição começa dia 24 e vai até 17 de julho. Amilcar, que morreu em 2002, aos 82 anos.

Pelo menos duas esculturas em tamanho médio poderão ser vistas no Espaço Brasil, em Paris: Uma de 2,40 m x 2,40 m e outra de 2,20 m x 2,40 m, apelidada de Maria Callas. A exposição tem curadoria de Evandro Salles e apresenta, além das esculturas de até oito toneladas, a mais recente produção de desenhos e pinturas do artista.

O Espaço Brasil é considerado o carro-chefe  do Ano do Brasil na França, e estende sua programação até o dia 11 de setembro com a produção cultural do país. Coordenada pela Funarte, a Mostra Nacional  abrirá a programação traçando um panorama geral da representação da cultura brasileira em seus diversos segmentos. Na seqüência, o projeto abrigará, a partir de 23 de julho, mostras dos Estados de Amazonas, Tocantins, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco.