Ameaça de erupção leva a retirada de 9.000 pessoas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 26 de novembro de 2004 as 06:03, por: CdB

Cerca de  9.000 habitantes de uma remota ilha de Papua Nova Guiné começaram, nesta sexta-feira, a serem evacuados ante o temor de uma grande erupção do vulcão Iabu, que entrou em atividade no final de outubro passado.

Segundo informa hoje o jornal local <i>The Post Courier</i>, os habitantes da ilha de Manam, no litoral norte do país, estão sendo levados em várias embarcações a três centros de evacuação no continente.

As autoridades locais disseram que a ilha ainda está sob máximo nível de alerta, depois que o vulcão expulsou, na terça-feira, uma coluna de cinza de quatorze quilômetros sobre seu cume.

Os vulcanólogos deslocados à ilha assinalaram que a atividade do vulcão está ocasionando ligeiros tremores que podem ser o prelúdio de uma forte erupção nos próximos dias.

A última erupção do vulcão Iabu, de 1.807 metros de altura, aconteceu em 1996 e causou a morte de treze pessoas e a evacuação da maioria dos habitantes de Manam, uma pequena ilha de dez quilômetros de largura.

Papua Nova Guiné, que conta com quatorze vulcões ativos, fica no “anel de fogo” do Pacífico, zona de grande atividade vulcânica e sísmica.