Aleluia no comando do PFL garante oposição a Lula

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 9 de março de 2004 as 10:00, por: CdB

O deputado José Carlos Aleluia (BA), uma vez reconduzido à liderança do PFL, na Câmara, nesta terça-feira, cumprirá a decisão partidária de fortalecer setores do partido que integram a oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Adversário de Aleluia, o deputado Pauderney Avelino (AM) conta com o apoio do senador Antonio Carlos Magalhães (BA), tido um aliado informal do Palácio do Planalto.

– Vou manter o papel de um dos líderes da oposição. Nosso partido, por decisão do diretório nacional, é oposição ao governo. Vamos continuar assim, até porque ninguém foi à Executiva defender o apoio ao governo -, estoca Aleluia.

– Tivemos de entrar na disputa para oxigenar o partido – retruca Avelino. Ele disse que o grupo do senador Antonio Carlos efetivamente o apoia. Mas jura que, se vencer, vai orientar o partido a permanecer na oposição. Avelino diz ainda que tornaria o partido uma unidade e não uma agremiação dividida, como acontece atualmente.

A disputa pelo posto de líder do PFL expôs mais uma vez as divergências internas do partido, sendo que uma ala segue o presidente da legenda, senador Jorge Bornhausen (SC), e outra o senador Antonio Carlos. No momento, o favoritismo é da turma de Bornhausen, de oposição aguerrida. ACM jogou pesado para tirar Aleluia da liderança, mas não conseguiu.