Al Qaeda anuncia que vai matar enviados argelinos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 26 de julho de 2005 as 10:12, por: CdB

A Al Qaeda no Iraque afirmou que irá matar dois diplomatas argelinos capturados em Bagdá na semana passada, de acordo com um comunicado publicado na Internet nesta terça-feira.

– A corte judicial da Organização Al Qaeda no Iraque sentenciou à morte os enviados do  governo apóstata argelino – disse o comunicado do grupo, liderado por Abu Musab al-Zarqawi, mas a autenticidade da declaração não pôde ser verificada.

– Esse é o destino dos embaixadores e dos enviados de todos os governos infiéis – disse o comunicado, datado de 25 de julho.

A nota, publicada em um site islâmico frequentemente usado pela Al Qaeda no Iraque, não deu detalhes sobre o paradeiro do chefe da missão, Ali Belaroussi, e do adido Azzedine Belkadi, sequestrados por homens armados na quinta-feira.

A Al Qaeda no Iraque sequestrou e matou, no começo do mês, o chefe da missão egípcia, Ihab el-Sherif, além de ter baleado diplomatas do Paquistão e de Barein.

O governo argelino confirmou nesta terça-feira a retirada do último diplomata que restava em Bagdá, o que pode significar o encerramento da missão diplomática no país.

Bashir Belhash, que exercia as funções de secretário, e a mulher de Belaroussi foram retirados do país via Amã (Jordânia).

O ministro argelino das Relações Exteriores, Mohammed Bedjaui, afirmou que o país está fazendo “todo o possível” para obter a libertação dos seqüestrados.