Al-Qaeda anuncia morte do embaixador egípcio no Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 7 de julho de 2005 as 11:05, por: CdB

A Al Qaeda no Iraque, grupo comandado por Abu Musab al Zarqawi – anunciou nesta quinta-feira a morte do diplomata egípcio Ihab al Sherif, 51, seqüestrado na capital iraquiana, Bagdá, no último sábado.

Um exibido na internet mostra um homem vendado, que se identifica como Al Sherif.

– Anunciamos na Al Qaeda no Iraque o veredicto de Deus contra o embaixador dos infiéis, o embaixador do Egito, que foi morto. Obrigado, Deus – afirma um texto escrito supostamente escrito por rebeldes, exibido na internet.

O vídeo, entretanto, não mostra a morte do refém e exibe apenas um homem que parece ser o diplomata, vendado e usando uma camisa pólo. Ele diz seu nome,  identifica-se como Ihab al Sherif e se diz o chefe “dos interesses egípcios” no Iraque, além de fornecer seu endereço.

A veracidade do comunicado escrito e do vídeo não puderam ser verificadas, mas nesta quarta-feira, os rebeldes tinham divulgado um comunicado na internet ameaçando Al Sherif de morte. Não houve uma reação imediata do governo egípcio ou iraquiano.

Autoridades iraquianas criticaram o o comportamento de Al Sherif, que teria saído sozinho no sábado, quando foi seqüestrado, para comprar jornal, facilitando a ação dos seqüestradores.