Al Jazeera vai contratar 300 funcionários para canal em inglês

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 27 de outubro de 2004 as 12:18, por: CdB

A rede de TV árabe Al Jazeera disse na quarta-feira que pretende contratar mais de 300 pessoas em todo o mundo a fim de lançar, antes do final do próximo ano, um canal de notícias em inglês.

A Al Jazeera afirmou no mês passado que o lançamento do canal era uma reação a redes do Ocidente como a CNN e a BBC, que acusa de realizar uma cobertura tendenciosa dos conflitos mundiais.

O novo canal de TV, que se chamará Al Jazeera International, operará a partir de quatro centros regionais, incluindo sua base no Catar. A contratação de novos funcionários já começou.

– O canal espera criar mais de 300 empregos no mundo todo – disse a empresa em um comunicado.

Nigel Parsons, diretor executivo do canal de notícias, afirmou ter confiança de que haverá audiência para a rede em inglês.

– Nosso público-alvo é qualquer um que fale inglês. Teremos uma agenda um pouco diferente do canal transmitido em árabe – explicou Parsons.

– Não seremos um canal anti-Ocidente ou anti-EUA. Absolutamente não – acrescentou.

A rede, criticada pelo governo norte-americano pelo modo como apresenta, por exemplo, a guerra contra o Iraque, pretende construir um estúdio na Ásia, mas ainda precisa escolher entre Hong Kong, Kuala Lumpur ou Cingapura.

– Haverá quatro grandes centros de notícias incluindo o de Doha (Catar), o de Londres (Grã-Bretanha), o de Washington (EUA) e um no Extremo Oriente – disse Parsons.

O canal afirmou pretender se diferenciar dos outros canais transmitidos em inglês dando ênfase a histórias de países em desenvolvimento.

A Al Jazeera conquistou milhões de espectadores árabes antes da e durante a guerra liderada pelos EUA contra o Afeganistão. O canal levou ao ar imagens exclusivas de Osama bin Laden depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra os EUA.