Air Madrid marca início da revitalização do Tom Jobim

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 10 de junho de 2004 as 12:13, por: CdB

Ao anunciar nesta quinta-feira que, a partir do dia 22, os vôos diretos da Air Madrid para o Rio passarão a ter duas freqüências por semana, o secretário de Turismo, Sérgio Ricardo de Almeida, informou que a chegada da empresa espanhola é o primeiro resultado do esforço para revitalizar o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Por causa do esvaziamento resultante da perda da maioria dos vôos internacionais e a transferência dos vôos domésticos de longa distância para o Santos Dumont, explicou ele, o Tom Jobim opera apenas com um terço de sua capacidade, que é de cerca de 15 milhões de passageiros por ano.

O esquema, segundo o secretário, se estenderá até o dia 17 de agosto, mas a companhia espanhola já manifestou sua intenção de estabelecer linhas regulares para o Rio. Pelas suas estimativas, a cidade deverá receber por ano perto de 20 mil a 24 mil novos turistas espanhóis. No ano passado, segundo os últimos dados da Embratur, o Rio recebeu 37 mil visitantes da Espanha. É a cidade brasileira que mais recebe espanhóis.

Sérgio Ricardo disse que esse esforço resulta de uma parceria entre o governo do Estado, a prefeitura e a iniciativa privada junto ao governo federal e conta com o empenho do Ministério do Turismo. Interessada no mercado brasileiro, a Air Madrid elegeu o Rio de Janeiro como portão de entrada no Brasil. Para promover o país, a empresa está distribuindo para as agências de viagens da Espanha 300 mil exemplares de folhetos com as nossas principais atrações turísticas.

Para o segundo semestre, a Air Madrid programou uma campanha publicitária para promover o Rio nos jornais ABC e El Mundo, conforme informou o presidente Julio Martinez.
Com o segundo vôo charter confirmado para este sábado e o terceiro para o dia 19, as duas novas freqüências semanais ocorrerão às terças-feiras e sábados, com chegada às 19h30 e partida às 21h10 no Terminal 1. Os vôos são feitos em Airbus 320-200, com capacidade para 298 passageiros.

A viagem inaugural, no último dia 5, trouxe mais de 200 passageiros. Recebidos ao som do autêntico samba carioca, eles ganharam flores, brindes e camisetas com a inscrição “Rio te ama”. A recepção foi promovida pela TurisRio, Riotur, ABIH e Rio Convention Bureau.


Sobre as medidas que o governo do estado tomou em benefício do Tom Jobim, Sergio Ricardo lembrou a redução do ICMS do combustível de aviação para 20% e o recente decreto da governadora Rosinha Garotinho isentando companhias aéreas do pagamento dos autos de infração pelo não recolhimento de ICMS incidente sobre a prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros e de carga internacional.

O decreto é baseado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a cobrança do imposto sobre essa atividade. Ele disse ainda que outras medidas do gênero virão em breve.

– Esperamos agora que o próximo passo seja a volta, tantas vezes prometida, dos vôos domésticos longos do Santos Dumont para o Galeão. O aeroporto do Centro do Rio deve permanecer com sua função de ponte-aérea – concluiu o secretário.