Acordo coletivo entre Codesp e operários beneficia exportações

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 2 de março de 2005 as 17:15, por: CdB

Os serviços portuários no porto de Santos (SP) podem ter uma redução de 20% ainda este mês. O benefício aos usuários é um dos resultados esperados em consequência do acordo coletivo a ser firmado nos próximos dias entre estivadores e operadores com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A informação foi dada em conjunto pelos operários e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Uma outra expectativa em relação ao acordo é que ele beneficie a produção nacional no mercado externo, que utiliza o porto como principal forma de escoamento dos produtos.

Após sete anos sem negociações, o consenso firmado será fundamental para conferir maior competitividade às exportações brasileira, e ocorre no momento em que os dados indicam os melhores resultados das últimas décadas. Segundo informações da Codesp, a movimentação física de cargas cresceu mais de 15% em 2004, o que representa cerca de 70 milhões de toneladas.

Para a Codesp, a redução no preço dos serviços portuários também proporciona um aumento de 27% da movimentação de contêiner em Santos, uma vez que 90% do transporte de cargas ocorrem por meio deles. A expectativa do presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, Rodinei Oliveira da Silva, é de que as “ofertas de serviços cresçam, da mesma forma que a remuneração”.