Acesso principal a porto colombiano é bloqueado por deslize de terra

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 19 de janeiro de 2004 as 00:52, por: CdB

O porto colombiano de Buenaventura, sobre o Oceano Pacífico e o principal do país, está isolado por via terrestre após um deslize de terra que bloqueou, no último domingo, a única estrada que permite comunicá-lo com o resto da nação.

O derrubada de lodo e pedras impede a passagem de veículos de carga e de passageiros que diariamente se movimentam pela estrada que vai de Cali, capital do departamento do Vale do Cauca, a Buenaventura, cidade do mesmo departamento, 500 quilômetros ao sudoeste de Bogotá.

Funcionários de estradas consideraram que até amanhã, segunda-feira, a via continuará fechada.

O bloqueio da via ao porto de Buenaventura se une ao que vive o porto de Barranquilla, sobre o mar do Caribe, onde há 29 dias está encalhada a embarcação ‘Calá Panamá’.

O mercante de St. John’s (ilha de Antíqua) encalhou em 21 de dezembro de 2003 no canal de acesso ao porto da cidade caribenha, situada 1.000 quilômetros ao norte de Bogotá, que está paralisado porque o navio bloqueia a passagem de outras embarcações.

O navio leva 8.000 toneladas de carga em 307 contêineres de produtos têxteis e maquinaria, assim como 800 toneladas de combustível, e é propriedade da barqueira italiana Costa Container Line.

A embarcação, que tinha previsto navegar para a América Central e depois Cuba e México, permanece inclinada perto de Bocas de Cinza, na foz do rio Magdalena no Caribe, o que obrigou o desvio de mais de 30 navios com umas 50.000 toneladas de carga.

A operação para desencalhar o ‘Calá’ começou na segunda-feira passada com a ajuda de especialistas dos Estados Unidos e da Dinamarca, e para isso foram contratados um rebocador da China e outro da Holanda.