Abbas diz que atrasos de Israel ameaçam esforços para a paz

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de março de 2005 as 08:36, por: CdB

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, acusou Israel na terça-feira de prejudicar os esforços de paz na região ao não cumprir promessas sobre a libertação de presos e a retirada de cidades da Cisjordânia.

Falando ao Parlamento palestino, Abbas expressou suas mais duras críticas a Israel desde que concordou com um cessar-fogo com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, um mês atrás.
Israel congelou medidas de paz depois de um ataque suicida palestino em Tel Aviv no dia 25 de fevereiro, no qual cinco pessoas morreram.

– A demora israelense em implementar os compromissos constitui uma ameaça ao que conseguimos atingir e dá desculpas para aqueles que querem sabotar todo o processo de paz – disse Abbas em seu discurso.

Ainda nesta terça-feira, Abbas vai se encontrar com o ministro da Defesa israelense, Shaul Mofaz, para conversas sobre a transferência de cinco cidades da Cisjordânia para o controle de segurança palestino.

Em seu discurso, Abbas reiterou a exigência palestina por negociações políticas para a criação de um Estado ao lado dos esforços para acabar com a violência. Mas Israel diz que não é possível manter conversas sobre assuntos fundamentais como esse enquanto os grupos militantes não forem desmantelados.