A boca e o lixo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de junho de 2004 as 09:34, por: CdB

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo está fazendo uma mostra intitulada Grandes Bilheterias do Cinema Brasileiro. O repertório de filmes inclui os recentes Cidade de Deus e Carandiru. Entre as velharias, Sonia Braga, Oscarito, Mazzaropi, Trapalhões e Vera Fischer. É uma boa retrospectiva mas nada comparada a O Cinema da Boca do Lixo – A Produção de A. P. Galante. Começou nesta terça-feira e é simplesmente o maior evento de cinema brasileiro de 2004. E talvez o melhor desde a mostra O Cinema Marginal e Suas Fronteiras, que veio para o Rio no início de 2002.
 
A mostra ainda traz um encontro entre Arthur Autran, Inácio Araújo e Carlos Reichenbach (um jovem pesquisador, um jornalista que viveu o momento e um cineasta que se caracterizou pela estética criada no lugar).
 
Entre os filmes a serem exibidos: A mulher de todos (obra-prima de Rogério Sganzerla), Terapia do sexo (de Ody Fraga), O Pornógrafo (de João Callegaro), entre outros. Só resta rezar para que essa mostra venha para o Rio. A retrospectiva de Ozualdo Candeias realizada também em 2002 até hoje não veio pro Rio (um palpite diz que nunca virá).    
                                                        *****
E o Metallica entra de cabeça no mundo do documentário. Em Some kind of monster poderão ser vistos os últimos anos da banda. A saída de Jason Newstead e a reabilitação do vocalista James Hetfield serão mostrados em ritmo de big brother. Nada há ver.