Operação investiga desvio de verbas do Fundeb e FNDE em creche do Rio

Arquivado em: Destaque do Dia, Polícia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 28 de julho de 2022 as 13:21, por: CdB

De acordo com as investigações, a responsável pela creche teria movimentado R$ 6,2 milhões de forma suspeita, entre 2018 e 2021. Parte desses recursos provinha dos programas federais de apoio à educação.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

Policiais federais cumpriram nesta quinta-feira dois mandados de prisão preventiva contra acusados de desviar recursos públicos em uma creche localizada na Rocinha, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Os mandados da Operação Desfralde foram expedidos pela 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro e estão sendo cumpridos na própria comunidade.

PF investiga desvio de verbas do Fundeb e FNDE em creche do Rio

Segundo a Polícia Federal (PF), a partir de informações repassadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), as investigações iniciadas no ano passado constataram desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com as investigações, a responsável pela creche teria movimentado R$ 6,2 milhões de forma suspeita, entre 2018 e 2021. Parte desses recursos provinha dos programas federais de apoio à educação.

O dinheiro

A PF constatou que a diretora da instituição era a principal beneficiária das transferências bancárias. Ela também teria feito movimentações em favor de seu companheiro. O dinheiro, segundo a PF, era usado para viagens de lazer e compras de artigos incompatíveis com uma instituição de educação infantil, como bebidas alcóolicas, cigarros e perfume importado.

A PF ainda investiga uma suposta falsificação de documentos para forjar o número de crianças atendidas pela creche e, assim, garantir o repasse de um maior volume de verbas públicas.

A creche é privada e tem convênio com a prefeitura do Rio. A Secretaria Municipal de Educação apoiou as investigações, de acordo com a Polícia Federal.

1 thought on “Operação investiga desvio de verbas do Fundeb e FNDE em creche do Rio

  1. TEM QUE FAZER UMA AUDITORIA NAS CONTAS DI FUNDEB DO BRASIL INTEIRO. ESSA VERBA TEM QUE SER GASTA NO MÍNINO 60% OBRIGATORIAMENTE COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA . O GOVERNO FEDERAL DEU 33% DE REPOSIÇÃO SALARIAL PARA OS PROFESSORES, NO ENTANTO GOVERNADORES E PREFEITOS SE NEGAM A PAGAR. AQUI EM GOIÁS PRINCIPALMENTE É ASSIM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *