ONU conhece ações brasileiras de combate à discriminação racial

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 18 de outubro de 2005 as 11:55, por: CdB

Para conhecer as ações do governo brasileiro de combate à discriminação racial, o relator especial das Nações Unidas (ONU) para Formas Contemporâneas de Racismo, Discriminação, Xenofobia e Intolerância, Doudou Diène, visitou nesta terça-feira a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

O relator disse que quis vir ao Brasil para ver os progressos alcançados na área de combate ao racismo, as soluções encontradas e os problemas que ainda precisam ser resolvidos. Entre os principais projetos apresentados pela ministra ao relator da ONU estão as ações afirmativas para evitar o racismo no país e programas nas áreas de trabalho e da educação, especialmente a Lei 10.639/03, que obriga o ensino de história e da cultura negra nas escolas.

Diène tem de apresentar, anualmente, um relatório à Comissão de Direitos Humanos da instituição sobre o racismo no mundo e relatórios específicos sobre os países que visita. Ele afirmou que sua visita tem duas razões: a composição multiétnica do país e o racismo histórico que o Brasil apresenta.