Artistas brasileiros participam do Festival de Outono em Paris

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 14 de setembro de 2005 as 07:34, por: CdB

Cem artistas brasileiros participarão neste ano do Festival de Outono de Paris, inspirado na criação artística, plástica e musical brasileira, dentro das comemorações do Ano do Brasil na França.

Diferentes salas, espaços e teatros da capital francesa receberão esta rica presença latina, reflexo do desejo de mostrar “a vitalidade da cena artística contemporânea” do Brasil, ressaltou o diretor do festival, Alain Crombecque.

A lista de celebridades convidadas para criar obras plásticas e espetáculos especialmente para a cidade de Paris é liderada por Marepe, no Centro Pompidou.

Marepe, pseudônimo artístico de Marcos Reis Peixoto, inaugura uma instalação chamada <i>Vermelho-amarelo-verde-azul</i>, inspirada nas quatro cores que caracterizam a arquitetura do edifício.

Também em Beaubourg, este baiano de 35 anos, conhecido pela Bienal de Veneza e pelos mercados de arte dos EUA e da Alemanha, fará uma performance que será repetida nos dias 1º e 29 de outubro.

Tunga, Dias & Riedweg e Rosângela Rennó, com seu longo diário filmado e o esperado “caos” de Artur Barrio são alguns dos artistas que mostrarão suas criações no Festival.

A mostra de outono trará três espetáculos teatrais de Enrique Diaz, dois deles na Cité Internationale, a partir de 7 de outubro, até 6 de dezembro.

Haverá dança, principalmente muito samba, com o <i>Brasil Brasileiro</i>, de Claudio Segóvia, e novas propostas, como a multidisciplinar Lia Rodrigues e o hip-hop filosófico de Bruno Beltrão, que de 30 de novembro a 4 de dezembro apresentará uma coreografia sua no Centro Pompidou.

Beaubourg também será sede de um colóquio sobre o Brasil e seus paradoxos, entre 28 e 29 de outubro.

No dia 5 de dezembro, na Cinemateca Francesa, haverá a mostra <i>Noite de cores</i>, com projeções de filmes de Carmen Miranda, chanchadas e rituais de candomblé.