Ciro Gomes leva emprego aos vales do Jequitinhonha e do Mucuri

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 2 de setembro de 2005 as 12:02, por: CdB

Cerca de 2,5 milhões de pessoas da região dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri serão beneficiadas com a Agenda de Compromissos do governo federal para a região. O programa, lançado na manhã desta sexta-feira pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, será uma ação articulada entre 23 ministérios que pretende levar desenvolvimento social e econômico para 105 municípios e pode gerar 100 mil empregos na região.

Ao todo, serão R$ 370 milhões em recursos que abrangem 57 iniciativas de desenvolvimento para a região. O programa levará apoio para os Arranjos Produtivos Locais (APL) de gemas e jóias, cachaça, indústria moveleira e fruticultura.

Um arranjo produtivo local é caracterizado pela existência da aglomeração de um número significativo de empresas, que atuam em torno de uma atividade principal, de modo a promover a integração econômica e social no âmbito local. A formação de arranjos produtivos locais pode ser considerada uma alternativa para o crescimento do país.

O secretário de programas regionais do ministério da Integração Nacional, Carlos Gadelha, explica que as ações na região são bastante específicas. No desenvolvimento agrário, por exemplo, o programa irá incentivar o crescimento da agricultura familiar e assentar mais de duas mil famílias dando apoio ao comércio e ao associativismo solidário, à assistência técnica e à extensão rural.

Gadelha explicou que a forma de ação do programa na região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri foi discutida com a própria sociedade por meio do fórum de desenvolvimento. Um plano de negócios com os produtores já está sendo feito. A idéia é elevar a qualidade da produção e fazer com que todos os produtos tenham selo de origem.

– Todos os produtos vão ter certificação de inspeção federal para ser vendidos no mercado nacional com selo de qualidade. Com isso, a renda transferida começa a ficar na própria região – ressaltou.

De acordo com Gadelha, ações como essa são fundamentais para levar oportunidade de desenvolvimento para essa e outras regiões do país. Ressaltou ainda que, pela primeira vez na história recente do país, o governo federal promove ação articulada entre 23 ministérios para o desenvolvimento regional.