Paquistão anuncia restabelecimento de relações com Israel

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 1 de setembro de 2005 as 08:43, por: CdB

O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Mehmood Kasuri, anunciou nesta quinta-feira em Istambul que seu país estabelecerá relações diplomáticas plenas com Israel, em reconhecimento à retirada de colonos da Faixa de Gaza.

Mahmut se reuniu em Ankara com o chanceler israelense, Silvan Shalom, na presença do chefe da diplomacia turca, Abdullah Gul, anfitrião do encontro.

– Esperamos que este passo sirva para abrir um novo capítulo nas relações entre Israel e os muçulmanos – destacou o ministro paquistanês.

O Chanceler paquistanês disse ainda que seu país havia decidido se aproximar de Israel, em reconhecimento à retirada do país da Faixa de Gaza.

Depois das primeiras conversas públicas de alto escalão entre Israel e Paquistão, o chanceler israelense, Silvan Shalom, afirmou que o Estado judaico espera usar o encontro para abrir novos canais de diálogo com o mundo muçulmano, algo que o país há muito tempo deseja.

A reunião, assim como a visita a Israel na próxima semana do rei Abdullah da Jordânia, é um sinal de melhora das relações israelenses com os países muçulmanos. Até hoje, Israel está diplomaticamente isolado pela maior parte do mundo muçulmano e árabe.

– O Paquistão dá grande importância ao término da ocupação de Israel em Gaza. Vemos esse desdobramento como o início de um processo (do fim) da ocupação israelense e o estabelecimento de um Estado palestino convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança –  afirmou o Chanceler em um comunicado.

Shalom disse que Israel espera que o encontro “finalmente leve a uma relação diplomática plena com o Paquistão, assim como gostaríamos de ver com todos os países árabes”.

Israel tem relações diplomáticas plenas com quatro países muçulmanos – Egito, Jordânia, Turquia e Mauritânia – e missões de comércio ou de interesses com Marrocos, Tunísia e Catar.