Hemorio está sem estoque de sangue

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 25 de agosto de 2005 as 12:43, por: CdB

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, o Hemorio, faz um apelo para que a população doe sangue. De acordo com dados do Instituto, que coordena a hemorrede estadual, o número de doadores voluntários caiu cerca de 30%.

A situação é preocupante, pois o Hemorio é o responsável pelo abastecimento com sangue e derivados para cerca de 200 hospitais da rede pública, incluindo as grandes emergências como as dos hospitais Getúlio Vargas, Miguel Couto e Souza Aguiar, além de maternidades e UTI´s neonatais. Desde o início do mês, em diversos hospitais do Rio de Janeiro, várias cirurgias estão sendo adiadas devido à redução do estoque de bolsas.

A falta de doadores é um problema que não atinge somente o Rio de Janeiro. A média nacional de doadores é em torno de 1,8% da população, um índice bastante baixo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) seria necessário que de 3 a 5% da população doasse sangue regularmente.Para isso, está iniciando uma campanha para ajudar o nordeste. Na semana passada, o Hemope – Hemocentro coordenador de Pernambuco também fez um apelo, pois estavam sem sangue para atender as emergências, desde que os servidores entraram em greve. Segundo o Hemope, a situação é grave, pois estão com os estoques zerados de sangue dos tipos O e A.

O Hemorio, mesmo sem poder enviar bolsas de sangue para atender o estado de Pernambuco, devido a queda no número de doadores, iniciou uma campanha para que a população nordestina, que é bastante numerosa no Rio de Janeiro, ajude os seus conterrâneos. As ações de sensibilização serão iniciadas hoje no Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, a popular feira de São Cristóvão. As pessoas que quiserem doar para o Hemocentro de Pernambuco devem se dirigir ao HEMORIO, onde foi criada na recepção de doadores, o cadastro “GRUPO HEMOPE”. O sangue coletado será enviado para que o estado de Pernambuco possa suprir as suas necessidades emergenciais. Para ser um doador de sangue é necessário ter boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e trazer um documento de identidade original com foto. Não é necessário estar em jejum, devendo somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados e fica localizado na Rua Frei Caneca, 08 – Centro.  Através do Disque-sangue (0800 282-0708) o voluntário pode também agendar a sua doação com hora marcada ou saber informações de endereços dos postos de coleta que sejam mais próximos da residência de quem esteja interessado em doar.