Ofensiva contra a dengue é apresentada em São Paulo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 10 de agosto de 2005 as 12:16, por: CdB

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Superintendência de Controle de Endemias Sucen (Sucen) lançou nesta quarta-feira, ofensiva para evitar uma possível epidemia de dengue no próximo verão.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, recebeu os secretários municipais de saúde da Grande São Paulo para discutir novas formas de controle da doença.

Um dos objetivos do encontro foi orientar os 39 municípios a atuarem de forma preventiva desde já, intensificando as ações para afastar o risco de uma epidemia de dengue.

Neste ano foram registrados no Estado 4.729 casos da doença, contra 3.049 em 2004. O aumento, embora ainda longe dos quadros epidêmicos de anos anteriores, como os 51.668 casos de 2001, acende o sinal amarelo para que os esforços sejam redobrados.

A reunião faz parte de uma mega operação criada pela Secretaria para combater a doença no próximo verão, num investimento total de R$ 6,5 milhões.

De imediato, serão distribuídos, ainda em agosto, 200 mil panfletos orientativos na capital, municípios da Grande São Paulo e na Baixada Santista.

Um exército de 900 profissionais da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) irá a campo para orientar os municípios, principalmente os considerados de maior risco.

Em setembro, o Estado também vai chamar os secretários de saúde dos municípios considerados prioritários no combate à dengue, ou seja, que apresentaram transmissão da doença nos últimos anos ou um aumento inesperado do número de casos, como Santos, Ribeirão Preto e Olímpia.