Irã prossegue com trabalhos nucleares

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 2 de agosto de 2005 as 06:52, por: CdB

O Irã prosseguia, na manhã desta terça-feira, com seus trabalhos para reiniciar as atividades nucleares ultra-sensíveis em Ispahan, mas deseja dar seqüência às negociações com a União Européia (UE), informou o porta-voz do regime Ali Agha Mohammadi.

– O trabalho continua. Corresponde à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) fazer o necessário, como temos pedido. Para nós, é um caso encerrado – disse.

A AIEA, agência da ONU para prevenir a proliferação, deve romper os selos que instalou na usina de conversão de Ispahan quando suspendeu suas operações em novembro.

Na segunda-feira, o Irã iniciou os trabalhos para retomar as atividades nucleares, apesar das advertências internacionais contra uma decisão que poderia levar o país ao Conselho de Segurança da ONU.

Esta iniciativa ameaça as negociações executadas desde dezembro com Alemanha, França e Grã-Bretanha, que até agora optaram pela negociação ao invés do confronto diplomático e do recurso ao Conselho de Segurança da ONU, como desejam os Estados Unidos.

– A reativação não é, de nenhuma maneira, um ato ato hostil em relação aos europeus. Consideramos os europeus nossos interlocutores – disse Agha Mommadi.

– Não queremos um enfrentamento com os europeus. A via das negociações continua aberta – insistiu.

– A decisão foi adotada. O trabalho começou – declarou o presidente Mohamed Khatami, que deixa o cargo nesta quarta-feira.

O governo dos Estados Unidos, que antes estimava que o Irã estivesse a cinco anos de obter sua bomba atômica, agora calcula que isso não ocorreria em menos de dez anos, diz a edição desta terça-feira do jornal “The Washington Post”.

A informação vem à tona enquanto a comunidade internacional ainda tenta dissuadir o Irã de manter suspensas as atividades de seu programa nuclear, que Teerã diz ser pacífico e apenas para geração de energia.

No fim de semana, num impasse diplomático com negociadores da União Européia, o Irã anunciou que retomaria nesta semana as atividades de enriquecimento de urânio – o que está previsto para ocorrer nesta quarta-feira, depois da instalação de câmeras de vigilância da agência nuclear da ONU, a AIEA, na usina de Isfahan.