Corrida de touros deixa pessoas feridas na Espanha

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 9 de julho de 2005 as 12:39, por: CdB

Um francês que participava da corrida de touros em Pamplona neste sábado foi ferido na boca e três outras pessoas foram machucadas nas pernas e nádegas pelos chifres dos animais, disseram autoridades. As vítimas foram as primeiras desde quinta-feira, quando começou o festival que se tornou famoso graças ao escritor Ernest Hemingway.

Os seis touros soltos para perseguirem os fanáticos por adrenalina são parte do festival de São Firmino, em Pamplona, que acontece entre os dias 7 a 14 de julho. O romance de Hemingway, “O Sol Também se Levanta”, escrito em 1920, tornou a festa famosa e atualmente centenas de norte-americanos e australianos participam todos os anos. Quinze pessoas já morreram vítimas dos touros desde 1910, a maioria ferida pelos chifres dos animais.

Um homem de 24 anos foi gravemente ferido nas contas e coxa, disse uma fonte do festival. O francês André Lailheugue, 50, teve um corte de 5 centímetros na boca, segundo a Cruz Vermelha. Um espanhol de 46 anos, Juan Carlos Labalde, foi ferido na perna e um outro homem foi ferido nas nádegas, disse o porta-voz. Dois outros espanhóis foram levados ao hospital, um com o ombro deslocado e outro com ferimentos nas costas.

Todos os dias, seis touros de meia tonelada cada um são soltos em um percurso de 825 metros pelas ruas da cidade até a arena. Segundo as autoridades, entre 2 mil e 3 mil pessoas participam da corrida de touros, que são mortos no final do dia.