Bush e Blair querem ajudar a África

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 7 de junho de 2005 as 08:47, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, irão prometer milhões de dólares em ajuda para a África, mas o líder norte-americano não deve apoiar os planos mais ambiciosos de Blair de tirar a região da pobreza.

O premier britânico está em Washington para uma visita de um dia, em que conversas com Bush deverão incluir a iniciativa do primeiro-ministro para aumentar a ajuda financeira à África.

Um porta-voz de Blair reconheceu antes do início da visita que Washington não vai apoiar por completo o plano do primeiro-ministro. Mas ele disse que os dois aliados concordaram com outras maneiras de lidar com os problemas da África.

Uma autoridade de alto escalão da Casa Branca, falando em condição de anonimato, afirmou que os dois líderes vão anunciar uma iniciativa conjunta contra a fome na Etiópia, Eritréia e em outros países africanos.

A contribuição dos EUA incluirá US$ 674 milhões  – suficientes para alimentar 14 milhões de pessoas – e os britânicos também vão anunciar um compromisso significativo, disse a autoridade.
A iniciativa será adotada em resposta ao apelo da Organização das Nações Unidas (ONU) neste ano por quatro bilhões de dólares para lidar com as necessidades emergenciais da África. Washington já forneceu quase 1,4 bilhão de dólares neste ano fiscal.

Bush e Blair também vão debater o cancelamento de dívidas na África, assim como acontecimentos no Iraque, Irã e Oriente Médio.

No próximo mês, os líderes dos países mais ricos do mundo (G8) se reunirão em Gleneagles, Escócia.

Blair prometeu levantar o tema da mudança climática no encontro, apesar da recusa norte-americana em aderir ao Pacto de Kyoto, relacionado ao aquecimento global.