Vendas em shopping centers do Rio caíram 11% em maio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 2 de junho de 2005 as 10:46, por: CdB

As vendas do comércio de shopping centers fluminenses caiu 11% em maio deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Em alguns segmentos, como vestuário, as perdas chegaram a 18%. A informação consta do Índice Aloserj, da Associação das Empresas Lojistas em Shopping Centers do Estado do Rio de Janeiro.

O diretor-executivo da Aloserj, Gilberto Catran, disse à Agência Brasil que além do calor fora de época contribuíram para a retração o comprometimento da renda da classe média pela perda do poder aquisitivo e o fato de os consumidores ainda estarem quitando dívidas contraídas no final do ano passado, o que os impediu de fazer novas compras. Para Catran, o aumento de 9,8% no índice de inadimplência dos cheques pré-datados no quadrimestre reflete o comprometimento de renda dos consumidores.

Catran acredita que a melhoria do setor em junho vai depender, no caso do Rio de Janeiro, do tipo de inverno que ocorrerá no estado. Ele disse que as cadeias de lojas que fizeram estoques significativos por conta do maior fluxo de compras previsto para o Dia dos Namorados, que é uma data importante comercialmente.