Orfanato que deu nome a canção dos Beatles fecha no Reino Unido

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2005 as 16:08, por: CdB

O orfanato britânico imortalizado pelos Beatles na canção Strawberry Fields Forever fechou na terça-feira depois de abrigar jovens carentes por 69 anos.

O Exército da Salvação disse que todas as crianças já deixaram o orfanato chamado Strawberry Field, em Beaconsfield Road.

Nenhuma decisão foi tomada sobre o destino da casa nem sobre seus portões de ferro que se tornaram conhecidos para milhares de fãs dos Beatles depois que a canção foi lançada em 1967.
– Alguns funcionários da administração permanecerão por um período curto para fechar tudo nos próximos meses – afirmou uma porta-voz da instituição de caridade cristã à Reuters.

John Lennon costumava visitar a casa quando menino para brincar com as crianças. Ele mudou o nome do orfanato na letra para que fluísse melhor na música.

No período em que a canção foi composta, Lennon passava por transformações e havia causado escândalo ao dizer que os Beatles eram “maiores que Jesus”. O casamento com sua primeira mulher, Cynthia, também atravessava uma fase difícil.

Várias técnicas de gravação interessantes foram usadas, incluindo mudança na velocidade e fitas tocadas de trás para frente.

A canção foi lançada como single, junto com Penny Lane, e chegou ao topo das paradas nos Estados Unidos, mas ficou apenas com o segundo lugar nas listas britânicas.

O Exército da Salvação informou que a casa estava sendo fechada como parte da política nacional de Serviço Social que dá preferência a unidades menores com base em famílias para abrigar crianças e não a grandes instituições residenciais.