Abbas quer que Bush entregue dinheiro a ANP

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 22 de maio de 2005 as 11:00, por: CdB

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas (Abu Mazen), tentará convencer o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de que o dinheiro destinado aos palestinos seja distribuído pela ANP e não, como quer o Congresso americano, por meio de organizações civis.

– A parte palestina pedirá aos americanos, durante a visita de Abbas aos EUA, a entrega da ajuda diretamente à ANP – afirmou neste domingo o ministro palestino de Assuntos Exteriores, Nasser al-Kidwa.

O Congresso americano ainda considera a ANP uma entidade corrupta, apesar das reformas introduzidas pelo ministro das Finanças, Salam Fayad.

Bush pediu ao Congresso dos EUA em meados de fevereiro, após a eleição de Abbas como presidente da ANP em janeiro, a concessão de 350 milhões de dólares para os palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Segundo o comunicado, durante a visita de Abbas aos EUA, que começa na terça-feira e durará três dias, serão abordados “o processo político, as relações bilaterais e maneiras de obrigar Israel a cumprir os acordos, entre eles os de Sharm el-Sheikh (alcançados em 8 de fevereiro)”.

– A parte palestina tentará durante a cúpula obter garantias para a aplicação da retirada de Gaza e do norte da Cisjordânia dentro do Mapa de Caminho – acrescentou.

Abbas se também reunirá com dirigentes, acadêmicos e intelectuais americanos, com o que Kidua expressou a “esperança da parte palestina de que a visita resulte na melhora das relações compartilhadas entre ambas as partes, na criação de um clima de paz e na pressão sobre Israel para a aplicação de acordos políticos”.