Clima adverso reduz safra agrícola

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 11 de maio de 2005 as 13:15, por: CdB

O levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que será divulgado nesta quinta no Ministério da Agricultura deve reduzir para menos de 115 milhões de toneladas a previsão da safra agrícola deste ano. A informação é do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que participa no Rio de Janeiro, do 17º Fórum Nacional promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos.

O ministro lembrou que no levantamento anterior a Conab previa a produção de 119 milhões de toneladas, número abaixo da previsão inicial de 132 milhões de toneladas. – Este ano, se não fossem as condições adversas de clima, sobretudo no Sul, teríamos uma safra de 132 milhões de toneladas. Vamos colher menos de 115 milhões de toneladas – disse.

Rodrigues afirmou que o agronegócio representa hoje 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, gera 37% do total de empregos do país e é responsável por 41% das exportações. Ele disse que o crescimento agrícola em parte se deve ao avanço tecnológico do setor. Destacou ainda as perspectivas de aumento das exportações para a Índia e a China baseada no horizonte de crescimento que os dois países têm para os próximos anos. Por isso, o Brasil propôs a criação de um comitê bilateral para discutir a relação comercial com a China.

Na sua palestra, o ministro disse que ainda é baixo o nível de exportações para países do Mercosul. “Apenas 3% das nossas vendas são para o Mercosul, portanto não tem a menor importância em termos de exportação para o Brasil”, acrescentou.