Lideres mundiais parabenizam Blair pela vitória

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de maio de 2005 as 09:50, por: CdB

Líderes mundiais parabenizaram nesta sexta-feira o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, por ter conquistado, de forma histórica, um terceiro mandato consecutivo.
Leia abaixo algumas das declarações:

GERHARD SCHROEDER, CHANCELER DA ALEMANHA
-Parabenizo o senhor sinceramente por seu aniversário (celebrado na sexta-feira) e por sua terceira vitória consecutiva nas eleições parlamentares. Acredito que, com essa vitória, o senhor conseguiu dar a si mesmo o maior presente de aniversário que há. “Desejo-lhe, do fundo do meu coração, sucesso, boa sorte e alegria pessoal em suas duas missões (no comando do Reino Unido à frente do G8 e da União Européia). Conte com meu apoio.

JOSÉ MANUEL BARROSO, PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPÉIA

-Em nome da Comissão Européia (Poder Executivo da UE), tenho o prazer de apresentar-lhe meus parabéns mais sinceros, por ocasião de sua reeleição como primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Espero ansiosamente para trabalharmos juntos no enfrentamento dos desafios que nos aguardam…Nossa cooperação é indispensável para o sucesso da União Européia.

JACQUES CHIRAC, PRESIDENTE DA FRANÇA

– É com imenso prazer que envio ao senhor minhas felicitações mais sinceras por sua nova vitória eleitoral. Desejo ao senhor todo o sucesso nos esforços para realizar essa importante missão. Estou satisfeito com o fato de podermos fazer avançar as relações franco-britânicas a serviço dos nossos países e da União Européia.

BERTIE AHERN, PRIMEIRO-MINISTRO DA IRLANDA

– Espero dar continuidade à amizade pessoal e à relação de trabalho que o primeiro-ministro e eu estabelecemos, particularmente nos esforços conjuntos que giram em torno do processo de paz na Irlanda do Norte. Agora que as eleições terminaram, é hora de avançarmos nesse projeto vital.

JOHN HOWARD, PRIMEIRO-MINISTRO DA AUSTRÁLIA

-Há muito tempo vejo a coragem do senhor Blair na questão do Iraque como sendo um demonstração de forte liderança.

PRONUNCIAMENTO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DE ISRAEL

– O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores Silvam Shalom apresenta suas congratulações a Tony Blair e espera que o governo israelense e o novo governo britânico continuem a trabalhar juntos.

BANDAR AL-AIBAN, CHEFE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ESTRANGEROS, CONSELHO CONSULTIVO SHURA DA ARÁBIA SAUDITA

– Ficou evidente que a guerra contra o Iraque não contava com apoio da opinião pública, não apenas na nossa região, mas também nos países que detonaram a guerra. Isso é evidente no que vimos nas eleições na Espanha, no Reino Unido e também na Itália…A questão agora é saber se as pessoas poderão se unir para ajudar na reconstrução do Iraque e na solução do maior problema da região – a questão dos palestinos.