Campanha de Vacinação das Américas beneficia aldeias indígenas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 11 de abril de 2005 as 17:14, por: CdB

Cinco aldeias do Amapá fazem parte do mapa de ação da equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que está no interior do estado realizando a Campanha de Vacinação das Américas, que este ano tem como foco a população indígena.

Segundo a Funasa, o objetivo da campanha é fortalecer a vacinação de rotina em todos os países das Américas. Entre os fatores que justificam a prioridade dada aos povos indígenas, estão a baixa cobertura vacinal nas aldeias, a fragilidade das informações sobre imunização nestas áreas e a necessidade de estruturar a vacinação de rotina.

A campanha, desenvolvida pela Organização Pan-Americana de Saúde e pelo Ministério da Saúde, beneficia no Amapá as aldeias de Cumarumã, Cumenê e Uaçá (Oiapoque), Aramirã (Pedra Branca do Amaparí) e Missão Tirió, no Parque Montanhas do Tumucumac. Os trabalhos tiveram início na semana passada e se estenderão até o fim do mês.

Trinta e seis técnicos de enfermagem, seis enfermeiros e 88 agentes de saúde foram enviados às comunidades indígenas. Segundo a técnica de enfermagem da Funasa no Amapá Emília Seabra, a meta é atingir 95% de cobertura na vacina multidose e 100% na dose única.

– Para cumprir a meta, teremos que vencer as dificuldades de acesso. As aldeias estão localizadas em áreas distantes e, com as fortes chuvas que estão caindo na região, o deslocamento da equipe fica ainda mais difícil – afirmou Emília Seabra.

Ela disse, no entanto, que a equipe vai se empenhar “para levar a saúde através da vacina aos povos da floresta”.

De acordo com dados da Funasa, aproximadamente oito mil índios serão atendidos no Amapá. A prioridade é vacinar mulheres em idade fértil e as crianças. A campanha de vacinação visa prevenir várias doenças, entre elas a poliomielite, a difteria, o tétano, a tuberculose, a febre amarela e sarampo.