Sinos de Madri tocam em memória das vítimas de 11 de março

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 11 de março de 2005 as 07:34, por: CdB

Os sinos das 650 igrejas católicas da comunidade de Madri tocaram durante cinco minutos, nesta sexta-feira, a partir das 7h37 locais (3h37 de Brasília), em memória das vítimas dos atentados cometidos há exatamente um ano, que causaram 191 mortes e deixaram 1.900 feridos.

Dia de luto nacional, as bandeiras permanecerão a meio pau durante toda a sexta-feira em todas as instituições espanholas.

Na mesma hora em que, na quinta-feira 11 de março de 2004, explodiram as primeiras bombas em um trem na estação madrilenha de Atocha, começaram a soar todos os sinos dos templos católicos, apesar da Associação 11-M Afetados pelo Terrorismo ter recusado a homenagem.

Ao mesmo tempo, os 55 vereadores de Madri estavam distribuídos pelos locais afetados pelas explosões de dez bombas, que afetaram quatro trens suburbanos repletos passageiros.

Um trem explodiu na plataforma da estação de Atocha, um segundo a um quilômetro do local, na altura da rua Téllez, e outros dois nas estações de Santa Eugênia e Pozo del Tío Raimundo.

O atentado teve vítimas fatais de 13 países, incluindo o Brasil.