Papa já se alimenta mas não tem previsão de alta

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005 as 09:41, por: CdB

O papa João Paulo II já está está respirando sem a ajuda de aparelhos após passar por uma cirurgia de emergência na véspera, disse nesta sexta-feira a agência de notícias italiana Ansa. O pontífice de 84 anos foi levado a um hospital de Roma nesta quinta-feira pela segunda vez no mês, com uma recaída de gripe. Durante a noite, médicos realizaram uma traqueostomia para facilitar a entrada de ar diretamente nos pulmões.

Nesta sexta-feira pela manhã, o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Valls, insistiu em afirmar que a traqueostomia “foi uma operação eletiva, não foi de emergência”, apesar de alguns especialistas dizerem que o procedimento – uma incisão no no pescoço e na traquéia para colocação de uma cânula que aumentar o fluxo de ar para os pulmões – denota urgência.

– O Papa está aliviado, está respirando melhor e não houve necessidade de vestilação mecânica – informou Navarro Valls, num comunicado que antecedeu uma entrevista coletiva concedida logo depois.

O porta-voz disse mais que o Papa João Paulo II já se alimentou na manhã desta sexta-feirta comendo biscoitos e tomando café com leite e iogurte e tinha bom apetite, informou o porta-voz, que também é médico.  Na noite desta quinta-feira o papa havia sido submetido a uma traqueostomia, o corte da traquéia para colocação de um tubo para permitir que respirasse melhor.

O Papa João Paulo II está se comunicando através da escrita, disse ainda o porta-voz do Vaticano, ressaltando que devido à traqueotomia a qual foi submetido nesrta quinta-feira, o Pontífice terá de ficar alguns dias sem falar.

– Quando voltou para o quarto ontem (quinta-feira) à noite, sua anestesia estava bem leve. O papa pediu um papel e escreveu em tom de brincadeira: “o que um dia fez comigo” – contou Navarro-Valls, durante um pronunciamento sobre a saúde do Santo Padre.

Joaquín Navarro Valls disse também que não há data prevista para a saída do Papa João Paulo II do Hospital Gemelli, em Roma, onde ele foi internado pela segunda vez em um mês. Navarro Valls reiterou que o Papa teve uma noite tranqüila e informou que seu coração e seu sistema circulatório estão em boa condição. Ele não infecção bronco-pulmonar e está respirando sem ajuda de aparelhos.

Não está prevista divulgação de outro boletim antes de segunda-feira, e o Vaticano ainda está decidindo o que fazer sobre o tradicional pronunciamento dos domingos de João Paulo II